CARIRIAÇU

Fundação: 18/08/1876

Emancipação Política: 18 DE AGOSTO

Gentílico: CARIRIAÇUENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: SUL CEARENSE

Microregião: CARIRI

Origem
Caririaçu é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Microrregião de Caririaçu, integrante da Região Metropolitana do Cariri, mesorregião do Sul Cearense. É ainda a terra natal do famoso comerciante cearense Seu Lunga e do jurista e escritor Raimundo de Oliveira Borges. O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de São Pedro", depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu. Fonte: Wikipédia.

História
As terras da serra de São Pedro eram habitadas pelos índios Kariri, Guari, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.
A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.
Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, criadas a partir do século XIX, surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.
Os primeiros habitantes da serra podem ter sido José Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campo, de acordo com depoimento do historiador Irineu Nogueira Pinheiro. Fonte: Wikipédia.

Cultura
Os principais eventos culturais são:

Festa do Padroeiro São Pedro - (20 a 29 de junho)
Festa de Emancipação Politica (18 de agosto) - Cavalgada (Dia 19 de Agosto) Fonte: Wikipédia.

Divisão Política
O município é dividido em seis distritos: Caririaçu (sede), onde também se localiza a administração municipal,[5] Feitosa (Serrote), Valência, Miragem, Primavera (São Lourenço) e Cachoeirinha.
Os principais bairros da cidade são: Pernambuquinho, Mestre Neco, Abílio Unias, Paraíso, José Agostinho, Centro, Nossa Senhora de Carmo, Bico de Arara, Palestina, Cedron, Umari e Padre Cícero. Fonte: Wikipédia.

Curiosidades

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Salgado, sendo elas os riachos: Damião, do Jenipapeiro, do Jupari, dos CarneirosMunlugu, Oitícica, Rosário, Samambaia, São Lourenço e outros tantos. Existem ainda diversos pequenos açudes, sendo o maior o açude Manoel Balbino. Atualmente a sede do município é abastecida com as águas do Açude Manoel Balbino (carneiros).[9]

Relevo e solos
As principais elevações são: Situado ao lado norte da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. As principais elevações são as serras: de São Pedro, do Boqueirão e Verde

Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

Vegetação
A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Clima
Tropical quente entre os meses de setembro a dezembro, e relativamente mais frio nos meses de junho a agosto. Semiárido com pluviometria média de 1 198 mm, concentrados de janeiro a abril. No entanto, Caririaçu, por ser uma cidade serrana, tem um clima mais frio em relação às outras cidades da Região Metropolitana do Cariri.

Dados de características geográficas

Área: 623,00

População estimada: 29393

Densidade: 4.231,00

Altitude: 713

Clima: TROPICAL QUENTE SUBÚMIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 503,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito