Foto: APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Durante o 8º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde e a 6ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas de Vigilância em Saúde do Ceará, realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Policlínica Regional se destacou com o relato de experiência intitulado "Linha de Oncoprevenção de uma Policlínica Regional". A apresentação foi realizada pela assessora da qualidade Radaski Mirella Santos Fernandes, recebendo muitos elogios da banca avaliadora.
A experiência foi desenvolvida ao longo de 2024, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e contou com a colaboração da Universidade Federal do Cariri (UFCA), proporcionando uma importante parceria entre serviço e academia. O projeto teve como foco principal a realização de exames laboratoriais voltados para o diagnóstico precoce de câncer, promovendo benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais e estudantes envolvidos.
Entre os principais resultados, destacam-se os 1.221 exames realizados, sendo:
326 exames de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), voltados para o diagnóstico de cânceres em regiões como mama, axila e regiões comprometidas.
462 exames de Colpocitologia Exfoliativa Vaginal (CV), com foco na detecção de câncer de colo uterino;
433 biópsias histopatológicas, incluindo Core biopsy, Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e colonoscopia aplicadas na investigação de diversos tipos de câncer, como os gastrointestinais e pulmonares.
O modelo também garantiu o monitoramento contínuo da qualidade dos exames e a busca ativa de pacientes com alterações nos resultados, assegurando o encaminhamento oportuno para o tratamento adequado.
Além da otimização dos recursos da Policlínica
— que não precisou contratar equipe técnica especializada — a UFCA ofereceu aos alunos residentes a oportunidade de prática e capacitação em procedimentos como punções e leitura de lâminas. A integração entre o setor público e a academia demonstrou ser um caminho eficaz e sustentável para o fortalecimento da vigilância em saúde e da oncoprevenção na região.
O trabalho foi desenvolvido pelas autoras Leidianne Silva de Moraes Mota, Anaile Cabral Monteiro Montezuma, Sarah Rachel Correia Pinheiro, Maria Nerilane Lopes dos Santos Araújo, sob orientação de Andréa Couto Feitosa, com apresentação de Radaski Mirella Santos Fernandes.
A continuidade dessa estratégia, através do NEP, reforça o compromisso da Policlínica com a qualidade dos serviços de saúde e com a redução da mortalidade por câncer na população da região do Cariri.
Há 2 dias
Há 8 dias
Há 8 dias
Há 10 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?